top of page

PHARAOH HOUND:

CÃO DO FARAÓ

 

Esta é uma raça muito rara e com menos de cinco exemplares conhecidos no Brasil, o Cão do Faraó possui um porte médio e nobre. É gracioso e poderoso, muito rápido na sua movimentação possui expressão viva. Cão inteligente, amistoso, afetuoso, alegre e esperto, o Cão do Faraó caça por faro e visão, e se serve de suas longas orelhas quando escuta algo fora do normal. 

 

Segundo o Wikipédia o Cão do Faraó era: 

"Cultuado no antigo Egito como o deus Anúbis, era uma divindade importante na tradição Egípcia, pois Anúbis era tido como protetor dos mortos e de suas tumbas. Como muitas divindades egípcios, Anúbis assumiu diversos papeis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.

A menção mais antiga do Cão do Faraó está nos textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó.

Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade, (tal pena pertencia à consorte de Anúbis, a deusa da verdade Maat). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o morto era comido por um animal com cabeça de crocodilo, mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltar ao corpo. Anúbis era quem guiava a alma dos mortos no Além.

Anúbis tinha a cabeça de um Cão do Faraó. As cidades dedicadas a Anúbis eram conhecidas pelo grande número de múmias e até por cemitérios inteiros de cães."

FILIADO:

APOIO:

CANIL PRODIGUS CANIS DESDE © 2000 

ÚNICO CANIL BRASILEIRO

RECONHECIDO PELO 

THE KENNEL CLUB INGLÊS

bottom of page